sábado, 13 de fevereiro de 2010

Coming Up Roses

Janeiro jaz em paz e fevereiro arranca para sua segunda metade. Esses meses costumavam ter toda uma mística quando eu estava na escola ou no colégio. Ansiava por eles como por um oásis que desse sentido à longa jornada pelo deserto. Sentido, eterna busca. Porque, por mais semi nerd que eu fosse, estudar nunca foi algo libertário. Sim, tem leituras que nos libertam de algo que sequer sabemos o que é, mas elas não surgem na forma de estudo. E este nunca foi algo que habitasse meus sonhos.
As férias significavam libertação. Estudar, uma obrigação da qual eu, assim como todos da minha idade, queria me livrar. Cada ano passado era um ano a menos a ser estudado. Até que chegaria um dia em que não haveria nenhum dark sarcasm in the classroom a nos aterrorizar.
Entretanto, minhas férias nunca foram excepcionais. A palavra janeiro me traz lembranças de minguadas viagens, a ressaca dos presentes do Natal, o encontro de algum conforto do calor sul mineiro na imbatível piscina de mil litros, a ausência de futebol na tv... As férias não eram de todo mal, mas não havia aquela diversão esperada.
E, a bem da verdade, a espera pela festa é mesmo a sua melhor parte. Porque a celebração, em si, sempre deixa a desejar. Passaram-se uma porção de anos e não me libertei dos estudos, pelo contrário, o projeto por longa data em minha vida. Sem me sentir oprimido.
Minhas férias de 2010 certamente entediariam o menino que se virava em janeiro com partidas da Copa São Paulo de Futebol Jr. na falta de opção. Mas elas me satisfizeram. Assisti algumas boas séries televisivas, fiquei por semanas encostado sem poder andar, porém me livrei de uma mazela hereditária, chacoalhei a cabeça com o Metallica e, talvez o melhor, vi que dá para viver em família em um apartamento da MRV. Pode não ser o mais exuberante dos oásis. Mas me contento com sua água fresca.

4 comentários:

  1. minhas ferias de 2010 estao cabulosas, pois nao sao ferias, no Vemho Mundo, as ferias sao julho e agosto, logo estou em plena atividade;
    me lembro que quando na escola, eu era uma das nerds que ficava torcendo pras aulas voltarem!!!! aaaff

    ResponderExcluir
  2. esses meses foram um trégua da vida pra mim também,com o mesmo quê de mera água fresca. eis a normalidade, o ser mais um no mundo.

    ResponderExcluir
  3. Entendo bem de "férias frustradas". Mas fico feliz pelas partes boas: a família e o Metallica, especialmente.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Sempre gostei de janeiro, praia. casa lotada cheia de amigos.

    Aplacavam um pouco a solidão do ano.

    depois consegui amigos na escola.

    ResponderExcluir