terça-feira, 20 de maio de 2014

DEPUTADO ENCAMINHA POLÊMICO PROJETO DE LEI SOBRE COMPARTILHAMENTOS NA INTERNET

Brasília, 20 de maio de 2014 – O deputado federal Arlindo Anderson, do PZN, encaminhou um projeto de lei à presidência da Câmara que promete causar polêmica entre políticos e internautas. O documento propõe que o governo solicite ao Facebook a cobrança de uma taxa de R$0,10 de seus usuários por cada compartilhamento que eles façam na rede social. 

Com exclusividade, o WWSuicide conversou com o deputado sobre os motivos para implementar o controverso projeto de lei. “Não pretendemos censurar o compartilhamento de mensagens na rede social. Só estamos colocando um preço. Preço simbólico, inclusive. Para as pessoas terem consciência de que elas têm responsabilidades sobre o que estão divulgando. De certa forma, é uma medida educativa”, disse o deputado Arlindo.

Perguntado sobre se o projeto de lei é motivado pela crescente popularidade do perfil TV Revolta, o deputado negou. “Não é o alvo. Claro, incomoda ver as pessoas postando as mensagens dessa TV Revolta, com aquele humor deplorável, pseudopolitizado. Sem falar no tom reacionário, quase fascista do perfil. Mas não é o único alvo. Os usuários da rede social compartilham boatos sem checar as fontes. Esse tipo de atitude já custou vidas. E vou além. Acho que, se a pessoa quer compartilhar fotos de filhotes com trechos de músicas do Legião Urbana, nós não vamos impedi-la. A taxa a ser cobrada é simbólica, pensando naquele usuário que tem sua liberdade invadida ao se deparar, em plena manhã, com tamanha cafonice”.

Se o projeto de lei for aprovado, o deputado já pensa em novas medidas para expandi-lo. “Não entrou no texto, mas pretendo, futuramente, propor a cobrança de R$0,50 por fotos compartilhadas, como as chamadas selfies ou registros de viagens de férias. Não é censura, repito. Mas é comprovado que esse tipo de fotografia pode causar depressão naquele usuário, diante da conclamada felicidade alheia, se sente inferior”, finalizou ele.

A oposição, porém, já se mobiliza para barrar o projeto. O deputado Cristino Alqueires, do DEM, fez severas críticas ao projeto de Arlindo: “é um ultraje à democracia. Cobrar de uma pessoa por ela emitir sua opinião? O país estará andando para trás se esse projeto sem pé nem cabeça for aprovado.” Perguntado se faz parte da descrição de “usuário irresponsável” feita pelo deputado Arlindo, Cristiano Alqueires negou: “não. Eu gosto de Roupa Nova”. O projeto de lei será discutido em plenário nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário